Coca-Cola Zero vs Sumo De Laranja Natural

Vê Como Um Refrigerante Pode Ser Mais Saudável 
Do Que Um Sumo De Laranja Natural

por TIAGO SOARES

“Beber Coca-Cola Zero seria muito provavelmente melhor do que beber sumo de laranja natural.”

Isso foi o que eu disse no artigo anterior a este.

Hoje explico porquê.

Sumo de Laranja Natural vs Coca Cola (Zero)

Analisemos o gráfico acima e vamos determinar os prós e os contras de cada um.

A primeira coisa que reparámos é que a Cola Zero não tem Kcal enquanto que a mesma quantidade de sumo de laranja tem 160Kcal. (+1 Cola)

No sumo de laranja verificámos que 330 ml tem cerca de 30 gramas de açúcar e que o refrigerante em questão tem 0. (+1 Cola)

Depois vemos que a cola zero não tem proteína nem gordura, enquanto que o sumo tem traços dos mesmos. Isto poderia até sair em benefício do sumo, mas acontece que estes nutrientes não são de grande qualidade, portanto vamos considerar isto como sendo neutro.

Depois temos a fibra alimentar que é inexistente em ambas as bebidas. Contudo, como o sumo está-nos a fornecer 30 gramas de açúcar mas sem qualquer fibra alimentar. (+1 Cola)

Em relação à cafeína, o sumo natural contém 0 mg, enquanto que a cola zero contém 34 mg – o que corresponde à cafeína de meio café (espresso).

Cafeína pode ser algo benéfico, mas como deve ser evitada à noite, eu vou considerar isto como neutro.

Por fim temos as duas vitaminas que estão presentes em maior quantidade no sumo natural de laranja – Vitamina C e Potássio -, e que são inexistentes na Coca-Cola Zero. (+2 Sumo de Laranja)

Portanto, se calcularmos as vantagens do sumo natural de laranja e da cola zero, vemos que a cola zero sai a ganhar.

Mas a história não termina por aqui.

O sumo de laranja sai claramente a perder quando temos em conta que nos está a fornecer energia e não nos está a oferecer saciedade alguma.

Se o nosso objetivo fosse acumular gordura e ter picos de insulina de açúcar no sangue, então aí estavamos a fazer a escolha certa.

Mas como certamente não é isso que tu pretendes, porque não obter satisfação e sensação de doce, sem obter calorias e picos de insulina?

No final de contas, se o sumo te levar a consumir calorias extra que te façam ganhar peso…
… acaba por ser mais contra produtivo do que benéfico.

Sendo assim, beber algo doce, sem açúcar, sem energia e que não te faça ganhar peso, talvez seja melhor do que beber algo que possa fazer com que acabes por ganhar peso.

Isso sim, é menos saudável e pior para a tua saúde.

Dito isto, lembra-te que podes incluir sumos na tua dieta. Simplesmente, quero que fiques com a ideia de que os sumos naturais não são tão saudáveis como aparentam e que talvez seja mais sábio fazer escolhas mais saudáveis. 

Tens questões ou dúvidas? Deixa-as nos comentários embaixo.

Falamos para a semana.

Partilha Com Os Teus Amigos

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Talvez Gostes Também