Cardio em Jejum

Será Melhor Para Perda De Gordura?

por TIAGO SOARES

Cardio Em Jejum

São sete da manhã, estou no ginásio e vira-se uma pessoa para mim no final da sua corrida.

“Ando a fazer cardio em jejum para ver se perco gordura.”

Eu só posso responder: “fazes bem.” Afinal de contas, eu sou a favor de desporto e um estilo de vida ativo.

Mas no que toca ao cardio em jejum para perda de gordura… a conversa já é outra.

 O Mito Que É Como Os Zombies – Cada Vez Que O Deitas Abaixo Ele Volta A Levantar-se

Cardio em jejum é há muitos anos uma técnica usada por fisioculturistas e por atletas recriacionais para tentar maximizar a perda de gordura corporal.

Em teoria, parece soar muito bem, mas sempre que feitos estudos para tentar comprovar essa teoria, chega-se a mesma conclusão.

E a razão pela qual as pessoas continuam a reviver este mito, é porque falham a compreender como perdemos gordura corporal.

A gordura corporal é perdida aquando um déficit calórico é criado. Dito de outra forma, perder gordura requer que nós ingiramos menos energia do que a que gastamos.

Quando isso acontece, o nosso corpo vai buscar energia às reservas de gordura e de proteína no corpo.
 

Repara que eu disse que pode ir buscar energia às reservas de gordura e proteína. O que nós queremos evitar é que o nosso corpo vá buscar energia às reservas de proteína (músculo, por exemplo) o máximo possível, pois se o fizer, acabamos por perder massa magra e não massa gorda como queremos.

E fazer cardio a velocidade moderada em jejum, não é de todo das melhoras técnicas para conseguirmos isso.

Existe também um erro lógico por parte das pessoas que procuram fazer cardio em jejum como uma forma de queimar gordura, que é o de pensarem na perda de gordura apenas no período em que fazem exercício.

Esse é outro grande erro.
 

Nós não devemos olhar para quantidade gordura que perdemos num espaço de uma, duas ou três horas, mas sim em ciclos de 24 horas. O que importa é quanto queimamos ao fim de um dia, e não numa sessão de cardio.

Já foram realizados imensos estudos e todos chegam à mesma conclusão: no final do dia, não há qualquer vantagem em fazer cardio em jejum para potenciar a perda de gordura. O que importa é a quantidade que se perdeu ao longo do dia; e isso pode ser atingido através de cardio em jejum como de cardio com refeições feitas anteriormente.
 
Portanto, se queres perder gordura corporal, terás que o fazer através de um déficit calórico. Não haverá necessidade alguma de alterar a tua rotina de ir ao ginásio, e obrigar-te a ir de manhã ao ginásio só para fazer cardio em jejum. Podes muito bem fazer cardio após a tua sessão de treino, e dessa forma estarás igualmente a perder gordura.

Espalha a Palavra

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Talvez Gostes Também